Ivi Hoje - Informação a um Clique!

Portal Ivi Hoje #7Anos Informação a um Clique! 05:22

Saiba por que o Dia da Mentira é comemorado em 1º de abril

Tudo começou no século XVI, com a implantação do calendário gregoriano

Postada por Silvio Angelo - Ivi Hoje
02/04/2018 às 03:23:00
A escolha de 1º de abril para comemorar o dia da mentira não foi por acaso. A data surgiu na França, durante o reinado de Carlos IX (1560-1574). Na época, o Ano Novo era celebrado no início da primavera no Hemistério Norte, entre 25 de março e 1º de abril. As festas incluíam troca de presentes e bailes, que cessavam no dia 1º de abril.

No entanto, em 1562, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário cristão, chamado de calendário gregoriano, que estipulava que o Ano Novo cairia sempre em 1º de janeiro.

O rei francês demorou um pouco para se acostumar com a ideia. Apenas dois anos depois do decreto papal, em 1564, ele começou a seguir a orientação do papa. Houve alguns franceses que resistiram à mudança e mantiveram a comemoração na antiga data, segundo a Revista Recreio do UOL.

Os mais resistentes tornaram-se motivo de piada e ganharam o apelido de bobos de abril. A brincadeira se espalhou e fez com que o dia 1º de abril ficasse conhecido como o Dia da Mentira.
Fonte - Uol o melhor conteúdo.

Envie seu Comentário
Antes de escrever seu comentário, Atenção! Nós não publicamos comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Nome
E-mail
Comentário
Publicidade

Região! Homem é flagrado ateando

fogo em terrenos e leva multa de 5 mil

fogo em terrenos e leva multa de 5 mil

Publicidade

Vídeos

Fique por dentro dos melhores vídeos.

Publicidade

Classificados

Publicidade