Publicado em: 15/10/2025
Ferramenta tem inteligência artificial, cronograma de estudos e foco em alunos da rede pública
Mato Grosso do Sul registrou quase 58 mil inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, conforme os dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para auxiliar o total de 4.811.338 participantes em todo o país, o MEC (Ministério da Educação) desenvolveu um aplicativo que traz simulados e correções de redações. A ferramenta pode ser acessada nas lojas de aplicativo ou pelo app.mecenem.gov.br.
O aplicativo traz questões alternativas por campo do conhecimento e conta com correção automatizada de redação, além de materiais de reforço, como vídeos e apostilas, e uma assistente virtual.
A ferramenta conta com uma inteligência artificial para construir planos ou cronogramas de estudo personalizados e ainda tira dúvidas dos estudantes com base em conteúdos das matérias que caem no Exame.
Segundo dados do Painel Enem 2025, em MS, o maior número de inscritos no Enem é formado por estudantes da rede pública de ensino, público-alvo do aplicativo, principalmente alunos de diferentes faixas etárias. A ferramenta pode ajudar no ingresso dos estudantes do ensino médio e dos beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Layout do aplicativo MEC Enem - o Simuladão do Enem (Foto: Captura de tela)
Redação - Os estudantes podem escolher um tema sugerido pela ferramenta, baseado em provas antigas do Enem. Para a correção, o aluno precisa escrever a redação em papel e tirar foto do texto.
A plataforma transcreve a redação e devolve um gabarito com sugestões de melhoria, além da pontuação. Para quem quiser emergir mais no dia da prova, o aplicativo tem um cronômetro nas seções de questionário e redação.
A aplicação das provas do Enem está marcada para os dias 9 e 16 de novembro.