Publicado em: 30/03/2025

Beneficiários do INSS que não realizarem saques em até 60 dias, ficarão sem receber

Medida pretende evitar fraudes, como saques em nome de pessoas já falecidas

Midiamax,
Cb image default
Imagem / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Beneficiários do INSS que não sacarem o dinheiro em até 60 dias, após a data do pagamento, terão o benefício suspenso. A informação é do Ministério da Previdência Social e foi divulgado hoje (29) pela Agência Brasil.

A medida tem o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes, como saques de benefícios de pessoas falecidas. Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” por meio do site gov.br/meuinss ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Para entrar, o usuário deve fazer o login, com o CPF e senha. Em seguida, basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. É possível ainda regularizar o pagamento do benefício suspenso pelo telefone 135.

O INSS também esclarece que a prova de vida anual para quem recebe benefício é feita por meio do cruzamento de dados desde 2023. Reforçando, é responsabilidade do INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Além disso, o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida está suspenso pelo Ministério.

Com informações da Rádio Agência Nacional.