Publicado em: 18/11/2025
Na tabela nacional, os preços variam entre R$ 89,67 e R$ 122,12
Em portaria publicada nesta terça-feira (18), o Governo Federal definiu o preço de referência do botijão de 13 kg do programa Gás do Povo, novo Auxílio Gás. Em Mato Grosso do Sul, o valor será de R$ 100,04 e servirá para reembolsar os revendedores credenciados que farão a entrega gratuita às famílias beneficiadas.
Conforme a tabela nacional, os preços variam entre R$ 89,67 e R$ 122,12, mas cada estado recebeu um valor próprio com base na metodologia de cálculo prevista na legislação. Os preços de referência são válidos até 31 de dezembro e passarão a ser atualizados em 2026, tanto de forma anual quanto extraordinária, caso haja mudanças significativas no custo do GLP ou nos tributos incidentes.
Gás do Povo
O ‘Gás do Povo’ substituirá o atual Auxílio Gás e começará a funcionar de forma gradual ainda em novembro, com implementação total prevista para março de 2026. A portaria também detalha as fórmulas e os critérios técnicos usados para calcular e revisar o preço do GLP em cada estado, além de padronizar o valor que o governo pagará aos comerciantes autorizados.
Como funciona o benefício
O programa garante gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas. A previsão é atender mais de 15 milhões de famílias, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas — número três vezes maior que o do programa anterior.
A iniciativa busca diminuir o efeito do preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico (Cadastro Único), com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo, ou seja, R$ 759, priorizando os beneficiários do Programa Bolsa Família.
No modelo anterior, o Auxílio Gás repassava o valor diretamente em dinheiro. Agora, o Gás do Povo passa a oferecer a recarga gratuita, com o intuito de assegurar que o uso do benefício seja exclusivamente para aquisição do gás.
Quando o benefício começará a valer?
As primeiras recargas de gás começarão a ser disponibilizadas a partir de novembro de 2025. Em março de 2026, o novo formato deve alcançar a totalidade dos beneficiários, sendo mais de 15 milhões de famílias.
Recebo o Bolsa Família, posso receber o Programa Gás do Povo?
A utilização da recarga do Gás do Povo poderá acumular com outros benefícios, auxílios e também com o Programa Bolsa Família. A exceção, neste caso, é o Auxílio Gás, modalidade antiga.
Inconsistências cadastrais no CadÚnico resultam em exclusão automática do programa?
O beneficiário terá a responsabilidade de manter os dados atualizados no Cadastro Único e sem inconsistências de informações para manutenção do benefício. Conforme o Governo Federal, também é essencial manter os dados atualizados e corretos em outras instituições federais, como Receita Federal, Justiça Eleitoral, entre outras.
Haverá revisão cadastral e de elegibilidade para as famílias do programa?
Regularmente, o Governo do Brasil realiza análise e revisão do cadastro dos beneficiários do Programa Gás do Povo. O programa também prevê a exclusão de famílias que não atenderem aos critérios de elegibilidade das regras.
Meu CPF está irregular. Minha família fica impedida de ingressar?
Sim, se o CPF do responsável da família estiver irregular, isso pode impedir o ingresso ou a continuidade no programa. Por isso, a regularização do CPF é essencial.
Qual a quantidade de botijões de gás que minha família poderá receber com o desconto em um ano?
Famílias com 2 ou 3 integrantes: receberão até 4 botijões por ano. Validade de 3 meses para cada vale;
Famílias com 4 ou mais integrantes: receberão até 6 botijões por ano. Validade de 2 meses para cada vale.
Como o beneficiário vai acessar o programa?
O beneficiário vai recarregar o botijão de gás diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. Conforme as regras, a autorização para a recarga se dará em quatro possibilidades: cartão bancário do Bolsa Família; cartão de débito da Caixa (para quem não tem smartphone); CPF do beneficiário; e código de validação no celular, direto na revenda.
A partir de fevereiro de 2026, também haverá a possibilidade de recarga por código gerado pelo aplicativo Gás do Povo.
A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica na revenda habilitada. Não haverá, portanto, qualquer pagamento em dinheiro no ato da retirada.
O beneficiário precisará apenas apresentar uma das possibilidades citadas acima na revenda. Importante ressaltar que o preço de referência não leva em conta o valor do vasilhame vazio, se não disponibilizado pela família, nem o valor do frete, caso haja cobrança para esse serviço.
Meu benefício pode ser bloqueado caso eu não consiga emitir o vale para recarga?
Não haverá bloqueio do benefício, pois o pagamento é repassado diretamente ao revendedor credenciado. A exclusão do benefício acontecerá se a família beneficiária do programa não atender mais aos critérios de elegibilidade.
Qual o valor do benefício?
O preço de referência do benefício será calculado pelo Ministério de Minas e Energia e Ministério da Fazenda, conforme os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), no âmbito do comitê gestor do programa.
Conforme as regras do programa, o valor do benefício será definido por unidade da federação e atualizado periodicamente. A diferenciação do preço por estado é fundamental para reduzir desigualdades regionais, considerando que o preço do GLP pode sofrer grandes variações a depender da região.
Importante destacar ainda que o preço de referência não levará em conta o valor do frete para entrega do botijão, caso haja cobrança para esse serviço.
E se o valor da recarga do botijão for menor que o preço de referência?
Se o preço praticado pela revenda for menor, não há geração de crédito ou troco, nem acúmulo para o próximo benefício.
Importante: a revenda que quiser participar do programa deve entregar a recarga do botijão ao beneficiário e receberá o ressarcimento pela Caixa no valor do preço de referência do GLP do estado onde a família é residente. Portanto, a recarga do botijão será gratuita para todos os beneficiários.
Como funciona a adesão/o credenciamento das revendas de GLP?
A revenda pode aderir de forma voluntária no sistema da Caixa: www.gasdopovo.caixa.gov.br.
É necessário apresentar os seguintes requisitos:
Autorização pela ANP;
Situação regular na Receita Federal do Brasil.
Além disso, será necessário:
Ter conta-corrente PJ na Caixa;
Adquirir/possuir a maquininha ou aplicativo de cartões ‘azulzinha’, que será o meio de pagamento do revendedor para o programa;
Concordar com o termo de adesão disponível no momento do credenciamento. Uma vez credenciada, a revenda deve permanecer no programa por no mínimo três meses.
Como funciona o descredenciamento de revendedores?
Pode ocorrer:
Voluntariamente (após 3 meses de adesão), mediante solicitação em sistema da Caixa;
Compulsoriamente, em caso de irregularidades fiscais ou cadastrais, desrespeito ao termo de adesão, revogação da autorização da ANP e penalidades administrativas.
As revendas podem cobrar algum valor pela recarga gratuita do botijão?
Não. O benefício cobre totalmente o valor da recarga do gás de cozinha (13 kg). Contudo, há exceção no caso de vasilhame (botijão), quando não fornecido pela família beneficiária e/ou frete, se houver.
E se no município não tiver revendas credenciadas?
Distribuidores de GLP com participação igual ou superior a 10% no estado devem garantir a oferta do benefício em municípios sem revendas credenciadas, conforme regulamentação. Importante: caso não haja revendas no município (cadastradas ou não no programa), o beneficiário deverá ir até o município mais próximo, onde haja revenda credenciada.
Há regras para o uso da marca ‘Programa Gás do Povo’?
As revendas credenciadas devem exibir a identidade visual oficial em local visível (portaria, veículos, botijões, etc.) e usar o material gráfico disponibilizado pelos distribuidores. Além disso, fica proibido o uso da marca por revendas não credenciadas.
Como o beneficiário pode tirar dúvidas sobre o programa?
A qualquer momento do dia e da semana, o cidadão pode ligar no telefone 121 e tirar todas as dúvidas. O serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, será possível entrar em contato pelo canal FalaBR, do Governo do Brasil.