Publicado em 03/10/2024 às 15:05, Atualizado em 03/10/2024 às 19:08
Criminosos tentam contato por e-mail, WhatsApp e redes sociais
Para evitar que a população caia em mais um tipo de golpe, nesta quinta-feira (3), a Justiça do Trabalho esclarece que não cobra custas processuais para a liberação de valores devidos a trabalhadores em ações trabalhistas.
Segundo o alerta do TRT da 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho), recentemente, foi identificado um novo golpe em que criminosos enviam mensagens por e-mail, WhatsApp ou redes sociais, solicitando pagamentos para acelerar a liberação de valores.
A Justiça enfatiza que essa prática não é adotada e que, em casos judiciais, os valores são liberados diretamente, sem necessidade de qualquer pagamento prévio.
Como se proteger - Caso receba esse tipo de mensagem, procure sempre sua advogada ou seu advogado. É fundamental ter certeza de que você está conversando com profissionais habilitados.
Além disso, é recomendado conversar pessoalmente ou por vídeo com o profissional responsável por seu processo, desconfie de urgências e entre em contato com o Tribunal.
Para denunciar as tentativas de golpe, a Justiça do Trabalho recebe denúncias via Ouvidoria para investigar e tomar as medidas necessárias para coibir práticas fraudulentas - clique aqui para acessar. O MPT (Ministério Público do Trabalho) também recebe denúncias.