Publicado em 01/02/2020 às 11:19, Atualizado em 01/02/2020 às 15:21
Valor foi corrigido pelo presidente Jair Bolsonaro após divulgação da inflação consolidada em 4,48%
Com reajuste e correção, o novo salário mínimo no valor de R$ 1.045,00 começa a valer a partir deste sábado (1), em todo Brasil. No dia 31 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha definido o piso nacional em R$ 1.039,00, no entanto após divulgação da inflação consolidada em 4,48%, este valor foi corrigido.
O novo valor tem incidência direta nos salários e aposentadorias dos trabalhadores, assim como do PIS (Programa de Integração Social), seguro-desemprego, indenizações na Justiça e até contribuições do MEIs (microempreendedores individuais).
Os salários que são vinculados ao piso nacional já terão o novo valor nos vencimentos de fevereiro, que serão pagos pelos empregadores em março. Este aumento também atinge o pagamento do PIS/Pasep para 25 milhões de trabalhadores, sendo que a variação (valor) será de acordo com número de meses trabalhados no ano base. No caso das indenizações, aumenta o teto para aquelas pagas em ações realizadas nos Juizados Especiais Cíveis e Federais.