Publicado em: 31/10/2025
Estado aparece entre os que mais avançaram no país na criação do Plano Municipal de Transporte, usado para organizar o trânsito, o transporte público e obras de mobilidade
Os municípios de Mato Grosso do Sul ampliaram o planejamento de mobilidade urbana, segundo a Munic (Pesquisa de Informações Básicas Municipais) 2024, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A proporção de cidades sul-mato-grossenses com Plano Municipal de Transporte saltou de 5,1% em 2020 para 15,2% em 2024, crescimento de quase 200%.
O Estado aparece entre os que mais avançaram no país na criação desse tipo de instrumento, usado para organizar o trânsito, o transporte público e obras de mobilidade.
Outro ponto em que MS se destaca é na fiscalização de produtos de origem animal: 56,3% dos municípios do Centro-Oeste contam com Serviço de Inspeção Municipal, um índice acima da média nacional, de 59,2%, e próximo do desempenho da região Sul (84,1%).
Já no uso de pulverização aérea agrícola, prática comum no agronegócio, a região Centro-Oeste registra o maior percentual do país, com 56% das cidades usando essa tecnologia.
Por outro lado, MS aparece em áreas com menor destaque nacional. Apenas 16,3% dos municípios do Centro-Oeste têm programas públicos de vacinação de rebanhos, ficando atrás das regiões Sul (41%) e Nordeste (55,4%).
O Estado também não figura entre os que mais estruturaram políticas para imigrantes, e o país teve apenas 6,5% das cidades com conselho de transporte ativo, em cenário que também inclui MS, sem menção como destaque nesse quesito.
No portal do IBGE, está disponível, além do resultado geral do Munic, a base de dados completa da pesquisa.