Publicado em: 24/02/2025

Pix por aproximação do celular funcionará a partir de sexta-feira (28)

Método de pagamento é o mais utilizado entre os brasileiros

Midiamax,
Cb image default
Pix já é a forma mais usada para pagamentos no Brasil. Foto: (Marcos Maluf / Agência Brasil)

O Pix, método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ganhará uma nova funcionalidade a partir da próxima sexta-feira (28). Agora, os usuários poderão fazer pagamento instantâneos ao aproximar o celular da máquina habilitada para a transação.

A nova função irá se assemelhar com os pagamentos via NFC (Near Field Communication), utilizados em cartões de débito e crédito, sem que os consumidores precisem digitar a chave ou escanear o QR code. Para isso, será necessário apenas que o celular tenha suporte à tecnologia NFC e o cliente habilite o pagamento por aproximação no banco utilizado.

“A expectativa é que esse novo recurso simplifique ainda mais as transações, impulsionando tanto o comércio físico quanto o on-line e aumentando a competitividade entre meios de pagamento como cartões e dinheiro”, afirma Murilo Rabusky, diretor de negócios da Lina Open X.

Segundo a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, publicada pelo BC (Banco Central), o Pix já é a forma mais usada para pagamentos no Brasil, adotado por cerca de 76,4% da população. Ele é seguido pelo cartão de débito, com 69,1%, e dinheiro em espécie, com 68,9%.