Publicado em 23/11/2024 às 20:03, Atualizado em 24/11/2024 às 04:03
Câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata no país, atrás somente do câncer de pulmão
O câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil em 2023, o que representa uma média de 47 vítimas por dia. O dado é da Sociedade Brasileira de Urologia. Esse é o segundo tipo que mais mata homens no país, atrás somente do câncer de pulmão. Por isso, o mês de novembro foi escolhido para abrigar a campanha Novembro Azul, que foca na saúde masculina.
Mas o que é, afinal de contas, a próstata? E como se prevenir desse tipo de câncer? Para responder essas e outras perguntas, o Midiamax conversou com o médico Nelson Trad Filho, o Nelsinho Trad, que, além de senador da República por Mato Grosso do Sul, é urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia.
A próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada dentro do organismo abaixo da bexiga. Apesar dessa localização, por ser um órgão muito interno, a melhor maneira de chegar a essa glândula é pelo reto. Por isso, o exame de próstata é feito por meio do toque retal.
Ela pesa cerca de 30 gramas e se assemelha a uma castanha de noz, tendo como principal função, juntamente com as vesículas seminais, a produção do esperma e a mobilidade dos espermatozoides.
O velho tabu
“No consultório, normalmente os homens vão acompanhados das mulheres. O homem chega no consultório e nem te cumprimenta, entra com cara de bravo e fala assim: ‘olha, eu estou aqui por causa dela, viu? Eu nem queria vir’”, relata Trad.
Para ele, essa é uma das constatações de um fato: as mulheres se cuidam muito mais que os homens.
Rapidez do exame
O médico ainda explica que, ao contrário dos exames periódicos que as mulheres devem fazer, como o preventivo e mamografia e que duram 20 minutos ou mais, o exame retal masculino dura apenas 10 segundos.
“Imagina um médico que faz cinco, seis toques desse por dia. Ele não precisa de muito tempo para identificar qual é a realidade. Ele tem uma sensibilidade apurada”, detalha Nelsinho.
“Então, para quem tem a consciência boa e a cabeça bem feita, sem preconceito, ele vai à consulta, faz o exame e, se ele tiver um problema, ele enfrenta e resolve o problema”, completa o médico.
Idade da prevenção
O especialista ainda explica que a consciência sobre os cuidados com a saúde e a prevenção devem começar sempre, desde a adolescência. Porém, em relação à próstata, o cuidado precisa ser mais frequente a partir dos 45 anos.
“Porém, se na sua família tem um familiar que teve câncer de próstata, o pai, um irmão mais velho, um tio, um avô, você tem um fator hereditário positivo para a doença. Então você precisa ir ao urologista um pouquinho mais cedo, a partir dos 40”, pontua.
Por ser uma doença silenciosa e traiçoeira, Trad reforça que a prevenção é importante porque, ao manifestar sintomas, o câncer de próstata geralmente já está avançado, portanto, mais difícil de ser curado.
Mas a boa notícia é que, quanto antes descoberto, maior a chance de cura. “Quando se descobre uma tumoração na fase inicial, a chance de se curar dele, mesmo sendo esse tumor maligno, passa dos 90%”, esclarece o médico.
Segundo Nelsinho, poucos tumores malignos na medicina têm um índice tão alto de sobrevida e de curabilidade como o da próstata. “Então, é uma boa notícia”, afirma.