Publicado em 25/09/2020 às 17:53, Atualizado em 25/09/2020 às 21:57
Integrantes da quadrilha se passavam por funcionários de bancos para roubar cartões e dinheiro das vítimas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta sexta-feira (25) um estelionatário que aplicava golpes em idosos na região metropolitana de Curitiba. A prisão ocorreu na BR-116, em Campina Grande do Sul, após um acidente sem vítimas, quase na divisa com o estado de São Paulo.
Durante o atendimento da ocorrência, os agentes da PRF suspeitaram do motorista, de 35 anos de idade, que pretendia ir até a cidade São Paulo - SP. Ao revistá-lo, os policiais rodoviários federais encontraram uma carteira de habilitação com indícios de falsificação, além de diversos cartões bancários, a maioria deles da Caixa Econômica Federal.
Na mochila do preso, foram encontradas dez máquinas de débito e crédito, além de R$ 4 mil dinheiro em espécie. No total, foram recuperados 19 cartões bancários. Alguns dos cartões estavam acompanhados de textos manuscritos que revelam o modo de operação da quadrilha.
Os bandidos telefonavam para idosos, identificando-se como funcionários de bancos. Eles repassavam então a esses idosos a falsa informação de que os cartões deles haviam sido clonados, e que compras indevidas estavam sendo efetuadas em nome deles.
“Na hora, meu pai, uma pessoa de idade, se apavorou com os valores das supostas compras que teriam sido feitas”, relata a filha de uma das vítimas do golpe.
Na sequência, a quadrilha ia até a casa das vítimas buscar o cartão e uma carta manuscrita através da qual as vítimas eram induzidas a solicitar o cancelamento das supostas compras.
A PRF registrou a ocorrência na Delegacia da Polícia Civil em Campina Grande do Sul. O crime de estelionato prevê pena de um a cinco anos de prisão. Essa pena pode dobrar nos casos de vítimas idosas.