Publicado em 01/07/2024 às 14:24, Atualizado em 01/07/2024 às 23:28
Dois ônibus de passageiros fretados, que seguiam para São Paulo, foram abordados pelas equipes
Ação conjunta da Receita Federal e PRF (Polícia Rodoviária Federal), com apoio de cão de faro da PM (Polícia Militar), apreendeu drogas, mercadorias e carne de lhama. O flagrante foi neste domingo (30), no Posto Esdras, fronteira de Corumbá com a Bolívia.
Dois ônibus de passageiros fretados, que seguiam para São Paulo, foram abordados pelas equipes. Ao todo, foram apreendidos 15 kg de skunk, 500 gramas de cocaína em cápsulas e 1 litro de cocaína líquida.
Uma mulher de 36 anos, de nacionalidade boliviana, e um homem de 30 anos, de nacionalidade angolana, foram encaminhados para a Polícia Federal. Além disso, a fiscalização apreendeu 3 toneladas de mercadorias (irregulares), incluindo 50 kg de carcaças e carne de filhotes de lhama.
Lhamas - Além da apreensão da carne de lhamas, Mato Grosso do Sul já vinha apreendendo fetos do animal. Em 20 dias, a Receita Federal realizou três apreensões, totalizando 200 que entraram por Corumbá e que faz fronteira com as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez.
No dia 18, a Receita interceptou uma carga ao parar um ônibus de passageiros, na BR-262. Entre a carga de duas toneladas de mercadorias ilegais, foram encontrados 25 fetos de lhamas empalhados. Questionado, um homem disse que levaria as lhamas para São Paulo e as venderia por R$ 500 cada.
No dia 30 de maio, um ônibus foi parado na BR-262 e os agentes da Receita Federal, ao verificar as bagagens, encontraram 150 fetos mumificados. A mulher que fazia o transporte afirmou que levaria a carga para São Paulo.
Já no dia 6 de junho, outra carga de 25 fetos empalhados foram encontrados, após ônibus também ser parado na BR-262 durante operação conjunta entre o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Polícia Militar e Receita Federal.