Publicado em 05/11/2023 às 19:06, Atualizado em 06/11/2023 às 06:10
Carnes e mercadorias foram apreendidas para descarte e destruição
No sábado (4/11), açougue em Itaquiraí, no interior de MS, foi alvo de uma ação entre a Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
O estabelecimento foi vistoriado durante a ação de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal. No local, foi constatado que o açougue não tem médico veterinário responsável técnico.
Também que não tem registro no SIM, SIE ou SIF, os serviços de inspeção oficial para manuseio e produção de produtos de origem animal. Foram encontrados no local carnes suínas sem origem, ou seja, produto clandestino.
Ainda a fabricação de linguiças, carne bovina moída, charque e espetinhos, todos sem a devida inspeção.
No local também havia outros produtos em desacordo com a legislação, como carne bovina sem rotulagem e especificação congelada, mel, tripa bovina e queijos.
As mercadorias em desacordo com a legislação foram apreendidas e destinadas para descarte e destruição. O caso foi registrado na delegacia da cidade.
Apesar de não ter registro para inspeção, o local funcionava em acordo com as boas práticas, sendo elaborada a infração administrativa.