Publicado em 19/11/2022 às 12:43, Atualizado em 19/11/2022 às 17:42

Ambiental solta onça-parda capturada depois que dona de casa deu de cara com o animal dentro de banheiro

Os Policiais monitoraram o animal até que ele acordasse da sedação

Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default
Momento da soltura do felino. Imagens: (Divulgação/PMA)

Sexta-feira (18), logo depois da captura de uma onça-parda (Puma concolor) em Paranaíba, no final da manhã, a PMA realizou a soltura, com acompanhamento e orientação de um médico veterinário. O felino foi colocado anestesiado no interior de uma reserva florestal, localizada no município de Aparecida do Taboado, localizada a aproximadamente 40 km da cidade.

Os Policiais monitoraram o animal até que ele acordasse da sedação, o que aconteceu já no final da tarde. Assim que se restabeleceu, a onça tranquilamente adentrou às matas da reserva que possui vegetação bastante densa.

Cb image default

A Captura!

Sexta-feira (18), por volta das 10h30, a PMA foi acionada por uma dona de casa, residente à Avenida Getúlio Vargas, no centro de Paranaíba, para realizar a captura de uma onça-parda (Puma concolor) que estava dentro de um banheiro na área de serviço da casa.

A equipe foi rapidamente ao local e realizou o isolamento, para evitar a aproximação de pessoas e, consequentemente, evitar maior estresse ao animal.

A proprietária da residência afirmou que deu de cara com a onça, quando foi até o banheiro. Por sorte, não houve ataque, tendo em vista a pouca distância em que ela chegou do felino, o qual poderia se sentir acuado, tendo em vista que essa é uma condição, em que há risco de ataque por animal silvestre, principalmente felinos.

A equipe, já acompanhada pelo Corpo de Bombeiros de Paranaíba, solicitou a um médico veterinário voluntário da cidade, para preparar a sedação do animal para a captura. Com o uso de dardos, o animal foi anestesiada, capturado e colocado em uma jaula de contenção. Os técnicos examinaram a onça, um macho adulto, que não apresentava ferimentos e estava em ótimo estado de saúde. A equipe levou o felino ao seu habitat natural, uma reserva distante da cidade e, assim que passar o efeito do anestésico e o médico veterinário autorizar, a onça será solta.