Publicado em 11/12/2019 às 22:08, Atualizado em 12/12/2019 às 01:14
Sistema de videomonitoramento com câmeras de alta definição foi ativado hoje na Penitenciária Estadual de Dourados
Foi inaugurado nesta quarta-feira (11) o novo sistema de videomonitoramento da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior presídio de Mato Grosso do Sul, com pelo menos 2.600 presos. Dotado de câmeras de alta performance, o sistema entra em operação após duas tentativas de fuga em massa, abortadas por agentes e policiais militares. Pelo menos dois presos conseguiram fugir da PED nos últimos meses.
De acordo com a assessoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foram instaladas novas câmeras, entre elas algumas do modelo speed domes, de grande flexibilidade e alcance, e uma TV de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente.
O novo sistema de monitoramento foi implantado em sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe. Para a construção da sala e aquisição dos equipamentos foram investidos cerca de R$ 110 mil em recursos próprios.
Ao falar das melhorias feitas na unidade e projetos futuros, o diretor da PED, José Antônio dos Santos, agradeceu as empresas parceiras que contratam mão de obra dos presos. Segundo ele, nos últimos dois anos o número de presos trabalhando quase dobrou, passando de 401 para 771.