Publicado em 03/02/2023 às 17:44, Atualizado em 03/02/2023 às 21:47
A fiscalização por QR code é uma ideia pioneira da Agetrat Corumbá, desenvolvida por um agente de trânsito da própria Agência
A Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) órgão vinculado a prefeitura de Corumbá, iniciou o processo de vistorias e colagem dos QR codes em veículos aprovados para o trabalho com transporte por aplicativo. De acordo com a administração, os fiscais vistoriam as condições gerais dos veículos como situação dos pneus, funcionamento de itens como vidro, ar-condicionado, sistema de iluminação e demais itens obrigatórios.
Ainda segundo a prefeitura, após a aprovação na vistoria, a agência concede ao motorista um adesivo contendo um QR code com as informações necessárias para a realização de uma fiscalização mais eficaz. O QR code cria um link que direciona a um banco de dados que contém as principais informações sobre o veículo, o condutor e sobre a empresa para que facilite os trabalhos da fiscalização de trânsito e identifique motoristas autorizados.
As informações contidas no QR code só podem ser acessadas pelos agentes de trânsito e fiscais de transporte através de senha, onde poderão verificar se o motorista está ativo, inativo ou suspenso das atividades de transporte. A fiscalização por QR code é uma ideia pioneira da Agetrat Corumbá, desenvolvida por um agente de trânsito da própria Agência.
As empresas regulamentadas para atuação em Corumbá são: 67 Transportes Urbanos; Corrida 24 Horas; BRCAR; Mobili Car; Mundial Car; Unicar e Urban.