Publicado em: 12/12/2025

Cinco cidades de MS podem ter convocação de mulheres para serviço militar

Plano de convocação é para serviço em 2027

Midiamax, Dândara Genelhú
Cb image default
Alistamento de mulheres começou neste ano. (Foto: Henrique Arakaki)

O Ministério da Defesa aprovou o plano de convocação para o serviço militar feminino em Mato Grosso do Sul. A convocação é para trabalhos em 2027. A publicação consta no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (12).

Então, trata-se de vagas do Exército para Campo Grande, Jaraguari e Terenos. Interessadas na Marinha podem servir em Corumbá ou Ladário.

Em 2025, Mato Grosso do Sul recebeu 722 alistamentos voluntários de mulheres para serviço militar.

O plano prevê o período de alistamento de 1º de janeiro até 30 de junho de 2026, de forma on-line ou presencial. Assim, a candidata será encaminhada para a seleção geral de 2026, que ocorre de 27 de julho até 6 de novembro.

O ministro José Mucio Monteiro Filho assina a portaria nº 5.322/2025. Cinco municípios tiveram aprovação, três para o Exército Brasileiro e dois para Marinha Brasileira.

A publicação tem como objetivo regular as condições de alistamento, seleção e incorporação das mulheres voluntárias da classe de 2008 (ano de nascimento). Logo, estas poderão se cadastrar para prestação do SMIF (Serviço Militar Inicial Feminino) nas Forças Armadas no ano de 2027.