Publicado em 01/10/2024 às 20:44, Atualizado em 02/10/2024 às 00:46
Com os feriados caindo em uma sexta-feira e no sábado, feriadão perderá força
Em 2024, Mato Grosso do Sul não terá a tradicional Semana do Saco Cheio nos seus moldes já há tanto tempo conhecidos pela população do Estado. Com os feriados dos dias 11 e 12 de outubro caindo numa sexta-feira e sábado, o feriadão perderá força. Veja como ficará.
Anualmente, Mato Grosso do Sul aproveita a proximidade das datas do feriado pela criação do Estado, em 11 de outubro, e do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, para promover paralisação em órgãos públicos, entidades, autarquias e fundações.
O que diz o Governo do Estado
Até o momento, o calendário estadual prevê suspensão das atividades em alusão a esses feriados somente nos dias 11 e 12, ou seja, sexta e sábado.
No entanto, o calendário escolar da SED (Secretaria Estadual de Educação) prevê como feriado os dias 11, 12 e 16 (quarta-feira).
Isso porque os dias 14 (segunda) e 15 (terça) serão de APCs (atividades pedagógicas complementares), que são realizadas pelos alunos da REE (Rede Estadual de Ensino) em casa, de maneira remota.
Ou seja, apesar de o dia ser considerado letivo, não são promovidas atividades presenciais nas escolas.
No entanto, a situação pode mudar. Caso o Governo do Estado decida, nos próximos dias, decretar feriado para o período, aí a orientação muda quanto a isso para as escolas e o feriadão para alunos e servidores irá do dia 11 ao dia 16 de outubro.
Inicialmente, a SED informou que não há previsão de antecipação.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Campo Grande também estabelece funcionamento normal de seus órgãos, entidades e instituições ao longo da semana que antecede o feriado de 11 de outubro.
Sendo assim, a paralisação das atividades de rotina só ocorreria na sexta-feira (11) e no sábado (12). Lembrando que nenhum serviço essencial fecha as portas, como o funcionamento de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) ou Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Já no caso das escolas, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) afirma que, conforme o calendário escolar de 2024, não haverá aulas no dia 11, nem no dia 14, quando serão desenvolvidas atividades não presenciais.
Além disso, também não haverá aulas no dia 15 (terça), dia em que se comemora o Dia do Professor, e também no dia 16 (quarta).
No caso da quarta-feira (16), será ponto facultativo e haverá suspensão das aulas em alusão ao Dia do Servidor Público que, na verdade, é celebrado todo dia 29 de outubro. No entanto, a data foi alterada para contemplar a Semana do Saco Cheio.
Já nos dias 17 (quinta) e 18 (sexta), as aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino) voltam a ocorrer normalmente.
Veja como fica o calendário
Para o Estado:
Dias 11 (sexta), 12 (sábado) e 13 (domingo): feriado.
Dias 14 e 15 (segunda e terça): dias úteis, mas sem aulas presenciais nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).
Dia 16 (quarta): possibilidade de ponto facultativo se houver antecipação do Dia do Servidor Público.
Para Campo Grande:
Dias 11 (sexta), 12 (sábado) e 13 (domingo): feriado.
Dias 14 e 15 (segunda e terça): dias úteis, mas sem aulas presenciais nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).
Dia 16 (quarta): possibilidade de ponto facultativo se houver antecipação do Dia do Servidor Público.