Publicado em 03/01/2020 às 08:15, Atualizado em 14/02/2023 às 02:26
Funcionários da Usina Tonon Bioenergia do distrito de Vista Alegre distante da zona urbana 50 quilômetros encaminharam diversas reclamações à reportagem na tarde desta quinta-feira, dia 02 de janeiro, informando que não sabem quando receberão o 13º salário, referente ao ano de 2019, os salários que eram pra ser depositados dia 29, caíram em suas contas 50% (só a Metade). Segundo um grupo de funcionários da referida usina na tarde de quarta-feira, dia 27/11, um representante de São Paulo esteve na Escola Sesi Senai fez o comunicado em nome da empresa do atraso do 13º com uma previsão até maio deste ano mas, que os salários seriam depositados integral o que não aconteceu.
Em contato com a redação na data de ontem, o grupo disse que o representante teria dito aos funcionários presentes na reunião que no dia 07 as atividades retornariam na Usina. De lá para cá, além do 13º salário não ser pago, salário do mês depositado 50%, também houve corte no plano de saúde. Segundo alguns dos funcionários que não iremos revelar seus nomes os FGTS constam registros de depósitos em suas contas no mês de agosto de 2019. Os trabalhadores encaminharam cópias de extratos a redação, assim como demonstrativos de seus holerites confirmando as informações.
De acordo com os trabalhadores, a empresa quer parcelar o salário. Situação que faz com que as contas desse início de ano de muitas famílias já estejam atrasadas. “Fora isso tem Fundo de Garantia que faz mais de seis meses que não depositam, não temos posição de ninguém, tudo o que temos de informação é que trabalhadores do RH falam que tudo vai normalizar. Agora em janeiro tem um monte de conta para pagar, mas não temos dinheiro”, disse um funcionário.
No mês de novembro após a reunião, na Escola Sesi de Maracaju em contato com esse representante da Usina de São Paulo, Ele alegou que não é o responsável para falar em nome da Usina Tonon Bioenergia ficou de encaminhar uma nota e até a data desta sexta-feira, nem os telefonemas atenderam.
Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia considerada uma das mais importantes empresas do setor sucroenergético brasileiro. Formada pelas unidades Santa Cândida (Bocaina-SP), Paraíso (Brotas-SP) e uma unidade Vista Alegre (Maracaju-MS), que juntas empregavam cerca de 5 mil colaboradores, a capacidade de moagem de cana-de-açúcar de aproximadamente 8,2 milhões de toneladas por safra. No distrito de Vista Alegre comenta-se a crise financeira da "Usina Tonon Bioenergia", segundo o representante paulista a empresa retomará as atividades em abril de 2020.