Publicado em 21/12/2023 às 23:30, Atualizado em 22/12/2023 às 03:32
O caso aconteceu em Figueirão.
Um idoso de 69 anos foi morto a tiros na tarde da ultima terça-feira, dia 19 de dezembro, em confronto com policiais militares após se negar a receber uma intimação judicial e depois ameaçar com um facão o oficial de Justiça que tentava fazer a entrega do documento e a equipe da PM (Polícia Militar), que o acompanhava.
O caso ocorreu em uma propriedade rural do município de Figueirão, na região Norte de Mato grosso do Sul.
Segundo a PM, o oficial de Justiça já havia sido ameaçado pelo idoso em uma tentativa anterior de entrega da intimação e tinha, inclusive, registrado um boletim de ocorrência contra ele. Por isso, para uma nova investida, pediu apoio da PM.
O registro policial aponta que o idoso não somente se recursou novamente a receber a ordem judicial como ainda ameaçou o grupo com uma faca. Apesar da negativa, o oficial deu por recebida a notificação e foi para outra propriedade na região onde ocorria o cumprimento de uma busca e apreensão.
Quando o grupo já estava nesta outra fazenda, o idoso chegou ao local em seu carro e desceu com o facão em uma das mãos. Os militares deram ordem de prisão, mas o pedido foi ignorado. Eles, então, utilizaram contra o homem spray de pimenta e chegaram a fazer um disparo com bala de borracha.
A PM aponta que mesmo assim o idoso não se conteve e continuou a investir contra os policiais, que dispararam um tiro com munição convencional em sua perna. Ferido, se escondeu na casa da fazenda, onde por cerca de 20 minutos os policiais tentaram negociar sua rendição.
Em meio a negociação, o idoso tentou fugir com seu carro, mas não conseguiu, porque os pneus foram furados por tiros disparados pelos policiais.
Ele saiu novamente do carro, novamente com o facão em uma das mãos e portando ainda duas facas e um canivete. Tentou outra investida contra os militares e acabou sendo atingido por tiros. Caiu no chão, foi desarmado e algemado.
De acordo com a PM, o idoso ainda foi socorrido e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.