Publicado em 01/08/2022 às 14:02, Atualizado em 01/08/2022 às 18:10

Instituições lançam livro sobre Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai nesta terça-feira

O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição

Da Redação, Assessoria de Comunicação
Cb image default
Livro será disponibilizado no site da ALEMS. (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (2/8), às 20h, o Rotary Clube de Campo Grande recebe autoridades e instituições para o lançamento do livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”. O livro é fruto do II Seminário Estadual das Águas, que aconteceu em junho de 2021.

O trabalho foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Imasul e o Rotary Club de Campo Grande.

“Temos a grande satisfação em receber em sua sede os amigos e os autores para o evento de lançamento do livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”. A publicação resulta do trabalho conjunto e voluntário de diversos autores, colaboradores e instituições, sendo consoante com duas das sete áreas de enfoque do Rotary International: “Água e Saneamento e Apoio ao Meio Ambiente”, disse o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Ricardo Zanin.

O deputado estadual Renato Câmara é criador e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, e um dos idealizadores do seminário que resultou na publicação, ele comemorou o trabalho e falou sobre a importância dele para as futuras gerações.

“Esse é um trabalho que nós estamos desenvolvendo na Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, que materializa toda a discussão que temos feito nessa Frente tão importante para nós e para as futuras gerações, com assuntos sobre a quantidade de água, a disponibilidade para agricultura, indústria e consumo humano. Esse é um livro feito por várias mãos, cheio de informações inéditas, mais um trabalho concreto da Frente dos Recursos Hídricos e diversas instituições para toda a população do Mato Grosso do Sul”, disse o deputado.

Cb image default

O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição. O documento está disponível no site da ALEMS, no link: l1nq.com/6oDKP .

Um dos organizadores do livro, o gerente da Unidade de Mundo Novo da UEMS o professor Dr. Leandro Marra também comentou sobre a importância da publicação.

“A obra é fruto da tríplice hélice “sociedade - universidade - governo”, em que a sociedade apresenta as demandas para a universidade, que contribui para apresentar soluções que sejam implementadas pelo governo. Sendo ainda exemplo de parceria eficaz, consoante com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades. Os textos de excelência desta edição, generosamente compartilhados pelos organizadores e cedidos pelos autores, além de comporem um inestimável acervo sobre a gestão da água no Estado de Mato Grosso do Sul é um instrumento estratégico para desenvolvimento territorial sustentável, reforçando e potencializando compromissos das parcerias pactuadas entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, a Frente Parlamentar de Unidades de Conservação, o Rotary Club de Campo Grande, o Imasul, o IHGMS, a UEMS, e demais instituições, contribuindo ainda, para os planos e as políticas públicas que almejam tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro, até o ano de 2030”, disse.

O lançamento do livro será realizado na terça-feira (2/8), às 20h, na sede do Rotary Clube de Campo Grande, Casa da Amizade – Rua Eduardo Santos Pereira, 2.328, Vila Célia, Campo Grande. Além do livro físico, uma versão on-line, no formato e-book, será disponibilizada a partir do lançamento no site da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul: https://www.al.ms.gov.br/ .