Publicado em: 13/09/2025

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais e otimizar sistema de justiça

Para a procuradora-geral, trata-se de um avanço importante para a sociedade e para o sistema de Justiça do Estado

CampoGrandeNews, Izabela Cavalcanti
Cb image default
Governador Eduardo Riedel; procuradora-geral do Estado, Ana Ali; presidente do STJ e CJF, ministro Herman Beijamin, em reunião com os demais integrantes da equipe (Foto: Divulgação/PGE)

O CJF (Conselho da Justiça Federal) aprovou a proposta que prevê a instalação de seis novas varas federais em Mato Grosso do Sul. A reunião foi realizada na sexta-feira (12).

Agora, o anteprojeto de lei segue para análise do STJ (Superior Tribunal de Justiça), depois passará pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, em seguida, tramitará no Congresso Nacional.

A proposta atende a uma demanda antiga no Estado para ampliar o acesso à Justiça Federal e solucionar dificuldades enfrentadas por advogados e pela população sul-mato-grossense.

Para a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, trata-se de um avanço importante para a sociedade.

“A ampliação das varas vai proporcionar uma melhora significativa nos serviços prestados à nossa população. Esse resultado é fruto da caminhada da direção do Tribunal Regional Federal da Terceira Região que sempre estendeu participação e diálogo com o Executivo, por meio do governador Eduardo Riedel e da PGE (Procuradoria-Geral do Estado)”, afirmou Ana Ali.

O governador Eduardo Riedel e a procuradora-geral discutiram recentemente o assunto com uma comitiva do CJF e do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), liderada pelo ministro Herman Benjamin (presidente do STJ) e pelo desembargador federal Carlos Muta.