Publicado em 14/08/2020 às 09:19, Atualizado em 14/08/2020 às 13:23
Ação desenvolvida pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente visa coibir crimes ambientais cometidos na região
A Administração Municipal de Batayporã, preocupada com os impactos ambientais, realizou recentemente um levantamento das áreas que foram impactadas e integram a Área de Preservação das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
Diante desse contexto, a Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), por meio do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, instalou placas educativas com o objetivo de coibir os crimes ambientais cometidos na região.
Com a demarcação será possível identificar que o local é uma área de preservação, protegida por leis federais. É crime ambiental: desmatar, caçar, atear fogo, jogar lixo, entre outros sob pena de ser multado.
A ação resultou na identificação das ilhas pertencentes ao município de Batayporã com as respectivas denominações que compõem a Área de Preservação Ambiental (APA), a fim de facilitar o reconhecimento para quem passa de barco na região.
“A instalação das placas serve para facilitar a identificação e orientar que as ilhas possuem também a responsabilidade dos órgãos gestores, coibindo as invasões e visitas não programadas de pessoas não autorizadas”, esclareceu a diretora do Departamento Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Fernanda Frutuoso.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, José Carlos Calanca, a intenção é proteger uma importante área de preservação ambiental do município.
“Temos promovido várias atividades relacionadas ao meio ambiente para alertar a população sobre a necessidade de preservar esse bem precioso. Quanto a Área de Preservação das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, temos que cuidar para as futuras gerações”, disse o Secretário.