Publicado em 22/10/2015 às 16:53, Atualizado em 05/09/2022 às 00:51
A presidente da rede feminina de Ivinhema, Mirtes Leal de Castro, disse que o grupo está de portas abertas para atender as companheiras que necessitam de tratamentos psicológicos antes e durante o diagnostico da doença. “Temos uma parceria com a secretaria de saúde que da suporte para encaminhar as pacientes que necessitam da rede. Fazemos visitas domiciliares com nossas voluntarias, e recentemente formamos uma oficina que serve como terapia em grupo para aliviar a dor do tratamento”, ressalta.
A Dra. Claudia, explica como nascem os tumores no organismo, e que eles podem ser gerados por fatores ambientais, emocionais ou genéticos. “Para prevenir o câncer, é necessário praticar uma vida saudável, com atividades físicas, alimentação natural e rica em fibras, evitar o fumo e o álcool, cultivar hábitos tranquilos para fugir do estresse e fazer exames periódicos para detectar precocemente o câncer de mama”, relata.
Na segunda palestra, a Enfermeira Ana Cristina Bortolasse falou do sífilis, que é uma doença transmitida pela relação sexual ou transfusões de sangue sem exame prévio. Segundo Ana, a bactéria “Treponema Pallidum”, tem cura se tratada adequadamente e a tempo. As mulheres gravidas que tem a doença se não tratar corre o risco do nascimento prematuro da criança e malformação congênita. “Tem que quebrar a barreira do preconceito, e o casal fazer o tratamento juntos, a doença se tratada a dois tem maior chance de ser curada”, disse Ana.
Historia do Outubro Rosa
É movimento popular que é comemorado em todo o mundo. O nome remete á cor do laço Rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.
A rede feminina de combate ao câncer de Ivinhema, tem sua sede na Rua Helena Ronicci Marciano 26B. Na solenidade esteve presente a primeira dama Valeria Eloíza Chacarosqui Lima, a Vice Prefeita Genilda Pieretti, Vereadora Ivonete Borba, Secretaria de Saúde Ana Claudia Buhler Mulheres que estão em tratamento e voluntaria da Rede.