Publicado em 14/01/2023 às 16:55, Atualizado em 14/01/2023 às 20:59

Seis banhistas são atacados por piranhas e mulher perde 4 dedos do pé no Paraguai

Ataques do peixe carnívoro ocorreram em uma semana em Laguna Blanca, famoso lago do Paraguai

Midiamax, Nathália Rabelo
Cb image default
Laguna Blanca, no Paraguai (Foto: Reprodução)

Seis banhistas que passeavam pela Laguna Blanca, famoso lago localizado no Paraguai, foram atacados por piranhas nesta semana. O caso mais preocupante ocorreu na terça-feira, quando uma mulher adulta, natural de San Pedro de Ycuamandyyú, perdeu quatro dedos do pé.

Segundo o site ABC, Laguna Blanca registrou a presença de 80 mil visitas no ano passado. Considerado um ponto turístico de grande procura, os ataques causam preocupação entre moradores e visitantes.

Segundos relatos, a mulher teve os quatro dedos, dois de cada lado, completamente mutilados pelo peixe carnívoro. Ela foi socorrida e levada às pressas até uma unidade de saúde da região, onde foi submetida a cirurgia. Por ser diabética, o risco é maior.

Redes de proteção

Ainda conforme o site de notícias, a empresa de turismo responsável pela Laguna Blanca lamentou o ocorrido e afirmou que trabalha para evitar que situação se repita. Por isso, redes de proteção no local foram colocadas.

Além disso, a equipe alegou que o espaço realmente conta com a presença de piranhas, visto que é o habitat natural dos peixes, mas muitos banhistas não respeitam as regras e introduzem alimentos na água.

Ataques de piranhas em Três Lagoas

O Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox, em Três Lagoas, cidade a 330 km de Campo Grande, precisou ser interditado após ataque de piranhas a banhistas. Isso porque a rede de contenção não suportou e piranhas avançaram na região de banho dos turistas.

O local voltou a abrir neste sábado (14) após força-tarefa no trabalho dos arrastões para a captura dos peixes com outras instituições como Polícia Militar Ambiental, secretaria de meio-ambiente e pescadores profissionais.

Segundo o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB), as redes voltaram vazias nos últimos dias e não foram capturadas mais piranhas, o que motivou a reabertura do balneário. Mesmo com o cenário positivo, a volta do funcionamento definitivo está condicionada a não registrar ocorrências de ataques nos dias 14 e 15.

“Se não ocorrer nenhum incidente nesse final de semana estará aberto normalmente”, afirmou o Prefeito.