Publicado em: 11/01/2026

Semana será marcada por calor e chuvas frequentes no Estado

Previsão aponta pancadas de chuva a partir da tarde e risco de tempestades isoladas

CampoGrandeNews, Viviane Oliveira
Cb image default
Pancadas de chuva serão registradas nesta semana em grande parte do Estado. Foto / Edemir Rodrigues

De segunda-feira até quarta-feira, a previsão indica um cenário típico de verão em Mato Grosso do Sul, com calor, alta umidade do ar e aumento das condições para pancadas de chuva em grande parte do estado.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade. A partir da tarde e ao longo da noite, o aquecimento diurno, aliado ao deslocamento de cavados, favorece a ocorrência de chuvas, que podem ser intensas em pontos isolados, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Os ventos podem atingir velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo superar esse valor de forma pontual. Nas regiões Sul (Ponta Porã), Conesul (Iguatemi) e Grande Dourados, as temperaturas mínimas devem variar entre 19°C e 21°C, enquanto as máximas ficam entre 27°C e 31°C. Já nas regiões Pantaneira (Corumbá e Aquidauana) e Sudoeste (Porto Murtinho), os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 32°C.

Para as regiões de Três Lagoas, Coxim e Anaurilândia, a previsão aponta mínimas entre 21°C e 24°C, com máximas que podem chegar a 34°C. Em Campo Grande, as temperaturas devem oscilar entre 21°C e 23°C nas mínimas e entre 28°C e 30°C nas máximas.

O modelo GFS (Sistema Global de Previsão), que avalia o acumulado de precipitação entre os dias 8 e 24 de janeiro de 2026, indica volumes expressivos de chuva, superiores a 80 milímetros, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul.