Publicado em: 13/10/2025
As usinas buscam contratar trabalhadores para várias funções, que vão de motorista até supervisor industrial
Em parceria entre Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado), Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul), setor de bioenergia do Estado oferta 630 vagas de emprego nesta semana em 15 municípios.
A iniciativa acontece no dia 17 de outubro pela 2ª Rodada da Empregabilidade voltada ao setor de bioenergia. A escolha da data é alusiva ao Dia da Bioenergia, que é comemorado nacionalmente em 19 de outubro.
Esta segunda edição da empregabilidade ocorrerá simultaneamente, das 8h às 13h, nas Casas do Trabalhador de 15 municípios: Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
As oportunidades, de acordo com a Biosul, abrangem funções operacionais, técnicas e de gestão, incluindo mecânico automotivo, motorista, operador de trator e colhedora de cana, soldador, eletricista, operador de moenda e caldeira, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, supervisor industrial, assistente de produção e jovem aprendiz (administrativo, produção e campo), entre outras.
Segundo a Associação Dos Produtores De Bioenergia Do Estado, os interessados nas vagas ofertadas devem comparecer às Casas do Trabalhador dos municípios informados, com documentos pessoais, Carteira de Trabalho Digital e currículo atualizado.
Neste ano, a iniciativa conta com a participação de 18 empresas em operação no Estado, com perfil nacional e multinacional, como Adecoagro, Agroterenas Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, Cocal, Energética Santa Helena, Iaco Agrícola, Inpasa, Neomille Cerradinho Bio, Pedra Agroindustrial - Usina Cedro, Raízen, Usina Rio Amambai e Usina Sonora.
Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, a iniciativa vai além de um mutirão de vagas. "Estamos dando continuidade a uma agenda estratégica para o futuro energético e econômico do nosso Estado, levando oportunidades de emprego e fortalecendo as cadeias produtivas ligadas ao setor", disse Marina.
No entendimento do presidente da Biosul, Amaury Pekelman, a ação reflete a maturidade de um setor que vem ampliando investimentos e diversificando sua base produtiva. "O setor de bioenergia vive mais um ciclo de expansão consistente em Mato Grosso do Sul, com a chegada de novas unidades e o crescimento dos bioparques já instalados. Essa dinâmica mantém o Estado na vanguarda da transição energética e se traduz em oportunidades concretas para as pessoas que vivem aqui", afirmou.
Sobre a oferta de empregos no setor em crescimento no Estado, o Superintendente Regional do SENAI/MS, Rodolpho Mangialardo, também destaca a importancia de qualificar a mão de obra para que sejam ocupadas as vagas de trabalho.
"O SENAI/MS dará continuidade ao movimento com cursos voltados especificamente às necessidades das usinas e do mercado de bioenergia. Nosso papel é ser um parceiro estratégico do setor produtivo, preparando a mão de obra necessária para sustentar o crescimento da bioenergia no Estado."
Em crescimento - Setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul se consolida como importante polo no cenário nacional de bioenergia, com 22 usinas em operação.
Esse parque industrial posiciona o Estado como o 4º maior produtor nacional de etanol a partir da cana e do milho, o 5º maior produtor de açúcar, o 4º maior exportador de bioeletricidade, além de ser pioneiro na produção de biogás e biometano a partir da vinhaça.