Publicado em: 26/11/2025

'Avante Azulão' - Times de MS conhecem adversários na Copinha; veja chaves

Naviraiense entra no grupo 7 e Ivinhema fica no 26 em torneio com 32 sedes

CampoGrandeNews, Gustavo Bonotto
Cb image default
Apresentação da Copinha 2026 destacou quais estados mais venceram o torneio de base. (Foto: Jhony Inácio/Agência Paulistão).

A Federação Paulista de Futebol confirmou, nesta terça-feira (25), os 32 grupos da Copinha 2026, quando Naviraiense e Ivinhema foram definidos como os dois representantes de Mato Grosso do Sul após sorteio no Pacaembu, que marcou o início da preparação para o torneio que começa em 2 de janeiro e reúne 128 equipes em cidades do interior paulista. A divisão colocou o Naviraiense no grupo 7, em Assis, e o Ivinhema no grupo 26, em Embu das Artes, ao lado de equipes de diferentes regiões do país.

O Naviraiense foi incluído no grupo que conta com Assisense-SP, Athletic-MG e Guarani-SP. O clube jogará em Assis, onde enfrentará os três adversários em turno único. A chave segue o padrão da Copinha, que classifica as duas melhores campanhas para o mata-mata.

O Ivinhema caiu no grupo sediado em Embu das Artes, ao lado de Referência-SP, Real-RS e Ituano. As equipes sul-mato-grossenses terão três jogos para buscar vaga na segunda fase. A etapa eliminatória será disputada em duelo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate.

As demais chaves ficaram espalhadas por 32 sedes, que receberam times de todas as regiões do Brasil. O Grupo 1 será jogado em Santa Fé do Sul, com Santa Fé-SP, Chapecoense, Volta Redonda e Alagoinhas-BA. O Grupo 2 ficará em Votuporanga, com Votuporanguense, Grêmio, Falcon-SE e Galvez-AC. O Grupo 3 será sediado em Tanabi, com Tanabi-SP, Goiás, América-RN e Sobradinho-DF, enquanto o Grupo 4 reunirá Mirassol, Sport, Linense e Forte-ES em Bálsamo.

Araçatuba receberá o Grupo 5, que terá Araçatuba-SP, Athletico-PR, Oeste-SP e Maricá-RJ. Presidente Prudente abrigará o Grupo 6, com Grêmio Prudente, Ceará, Olímpico-SE e Carajás-PA. Em Jaú, o Grupo 8 reunirá XV de Jaú, Corinthians, Trindade-GO e Luverdense-MT. O Grupo 9 será em São José do Rio Preto, com América-SP, Bahia, Inter de Limeira-SP e CSA (Centro Sportivo Alagoano).

Outras sedes também concentrarão equipes tradicionais. Ribeirão Preto terá o Grupo 10, com Comercial, América-MG, Noroeste e Atlético-PI. Brodowski receberá o Grupo 11, com Bandeirante-SP, Santa Cruz, Botafogo-SP e Tuna Luso. Em Cravinhos, o Grupo 12 contará com I9-SP, Vasco, Velo Clube e Guanabara City-GO.

O interior paulista ainda terá grupos distribuídos em Franca, Patrocínio Paulista, Araraquara, São Carlos, Cosmópolis, Tietê, Sorocaba, Paulínia e Guaratinguetá, que receberão clubes como Cruzeiro, Coritiba, Ponte Preta, Santos, Red Bull Bragantino, Criciúma, São Paulo, Vila Nova e Juventude. Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Santana de Parnaíba, Barueri e Guarulhos completarão o mapa de sedes com equipes como Fortaleza, Náutico, Fluminense, Palmeiras e Vitória. Os grupos finais ficarão na capital paulista, com partidas distribuídas entre Ibrachina Arena, Juventus e Nacional, que receberão times como Bangu, Santo André, Internacional e Portuguesa Santista.

A Copinha terá início no dia 2 de janeiro e terminará em 25 de janeiro, no Pacaembu, durante o aniversário da cidade de São Paulo. A competição chega à 56ª edição, mantém o formato tradicional com 128 clubes e segue reconhecida como uma das principais vitrines do futebol de base no país.