Publicado em: 14/11/2025

Flamengo segue disparado na liderança em ranking nacional de torcidas

Número difere de pesquisa de junho, com rubro-negro conquistando mais 6 pontos na preferência nacional

CampoGrandeNews, Ângela Kempfer
Cb image default

A CBF divulgou nesta sexta-feira (14/11) uma pesquisa nacional sobre os hábitos do torcedor brasileiro, realizada pela Nexus. O levantamento revela o ranking das maiores torcidas do país e confirma novamente o Flamengo na liderança, com 26% dos entrevistados. O número é bem maior que o divulgado em junho, pela a AtlasIntel, que colocava o rubro-negro com 20% da preferência nacional.

O estudo considera apenas pessoas que declaram torcer para algum time de futebol brasileiro, que representam 78% dos ouvidos. Os demais 22% disseram não ter time. Dentro desse universo, Flamengo aparece à frente, seguido por Corinthians (19%), São Paulo (9%), Palmeiras (7%) e Vasco (5%).

Times de menor expressão nacional, como Operário e Comercial, além de dezenas de clubes regionais, não têm percentual individual divulgado. Essas torcidas aparecem agrupadas no item “outros times”, que soma 11% do total pesquisado.

Outros times (inclui Operário, Comercial e demais clubes regionais): 11%

O levantamento também aponta diferenças no perfil do torcedor. Entre quem declara ter time, homens são maioria (87%), em comparação às mulheres (69%). Jovens de 16 a 24 anos (83%) se dizem mais ligados ao futebol do que pessoas acima dos 60 anos (72%).

Regionalmente, o Sudeste concentra mais torcedores declarados (82%) do que o Nordeste (71%). Na análise por renda, aqueles que ganham entre dois e cinco salários mínimos (82%) aparecem mais engajados do que quem recebe até um salário mínimo (74%).

A pesquisa, divulgada pelo jornal O Globo, também mediu quanto o futebol está presente na rotina da população. Quase metade (47%) assiste a pelo menos um jogo por semana. Dentro desse grupo, 17% veem mais de um jogo semanalmente, 16% assistem a vários e 14% assistem exatamente um. No total dos entrevistados, 5% acompanham partidas quinzenalmente, 6% veem um jogo por mês e 15% assistem apenas de vez em quando. Apenas 2% disseram não ver futebol.

As transmissões seguem como a principal forma de consumo. Segundo o levantamento, 77% dos brasileiros acompanham futebol pela mídia, seja TV aberta, TV fechada, rádio ou streaming.