Publicado em: 04/04/2025
Título de 2008 foi conquistado em Três Lagoas; nas duas finais em casa, o time perdeu
O Ivinhema precisa superar o Operário no próximo domingo (6), às 17h, para conquistar o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino. No jogo de ida, a equipe foi derrotada por 1 a 0 e precisa vencer por dois gols de diferença ou mais para ser campeã. Além disso, o time busca quebrar o tabu de nunca ter conquistado o título jogando em casa.
A única vez que o Ivinhema levantou a taça foi em 2008, há 17 anos. Naquele ano, o time fez uma boa campanha na primeira fase, liderou a segunda e garantiu a vaga no quadrangular semifinal. Na grande final, venceu o Misto por 2 a 1 no Estádio Saraivão, com gols de Diego e Fabinho.
No jogo de volta, no Estádio Madrugadão, o Ivinhema confirmou o título com uma nova vitória, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Joari e Pablo. Em campo, um dos destaques da equipe era o jovem Ismaily, que atuava como ponta e hoje é lateral esquerdo.
No ano seguinte, o Ivinhema voltou a ser finalista da competição, que manteve o mesmo formato. Na primeira fase, dois grupos disputavam as vagas para a segunda etapa, da qual avançavam oito equipes. Em seguida, os quatro melhores times se classificavam para o quadrangular semifinal, e os dois primeiros colocados faziam a final.
O jogo de ida da decisão foi realizado no Estádio Virotão, em Naviraí, e terminou empatado em 0 a 0. No entanto, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) deu a vitória ao Naviraiense por 1 a 0 porque o Ivinhema teve quatro jogadores expulsos, o que provocou o encerramento da partida. Foram punidos Rondinelli, Augusto, Washington e Fernando, segundo informações do portal Bola na Área. No duelo de volta, em Ivinhema, o Naviraiense venceu por 2 a 1, com gols de Campanário e Andrade.
Em 2015, última vez que o Ivinhema chegou à final antes da atual edição, a equipe voltou a ser derrotada em casa. No primeiro jogo, empatou em 0 a 0 com o Comercial no Estádio das Moreninhas, em Campo Grande. Na volta, perdeu por 3 a 2 e ficou com o vice-campeonato.