Na manhã desta segunda-feira (17), foi realizada no Carca - Centro de Apoio e Reintegração da Criança e do Adolescente, uma palestra com o delegado titular da Polícia Civil de Ivinhema, Ricardo Cavagna, referente ao enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.
As palestras estão sendo promovidas desde o dia 06 e irão até o dia 31 de outubro, nas escolas, projetos da cidade e distrito de Amandina. A ação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a prefeitura de Ivinhema, SAS, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Polícia Civil.
De acordo com o delegado de Polícia Civil, Ricardo Cavagna, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os cuidados com as crianças e adolescente devem ter prioridade absoluta e são de responsabilidade do Estado, da sociedade e das famílias.
“Acredito que eventos e momentos como estes são feitos para que não esqueçamos que essas violações de direitos ainda acontecem e são importantes para que a gente construa na sociedade essa ideia de tolerância, cultura de paz e de respeito aos direitos humanos. Mostrar para as crianças que os direitos devem ser respeitados e podem ser denunciados, é de extrema importância”, completou o delegado.
Saiba como denunciar
O Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela SDH, é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com a sociedade. Trata-se de um serviço de atendimento telefônico gratuito criado para receber denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, em especial as que atingem populações com maior vulnerabilidade.
O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) por meio da discagem direta do número 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes para apuração das responsabilidades.