Publicado em 10/03/2017 às 15:55, Atualizado em 02/09/2022 às 01:08
Durante o ano serão realizadas mais duas etapas da avaliação que tem por objetivo verificar a capacidade e condicionamento físico de todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de MS.
Todos os 26 bombeiros militares fizeram o teste físico, que é composto por 5 modalidades: corrida em um tempo de 12 minutos; flexão de braço de quatro apoios no solo; flexão em barra fixa tipo pronação; natação de 100 metros e abdominal. Para cada modalidade existe uma pontuação em que se considera também a idade do militar. Caso o militar não atinja a média final 5, o mesmo terá que fazer uma readaptação física com vistas a melhorar o desempenho.
O TAF no meio militar, principalmente no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar, é fundamental porque avalia o condicionamento físico dos bombeiros militares, incentiva a prática constante de educação física, conscientiza o bombeiro militar da importância do condicionamento físico individual e busca uma melhor qualidade de vida, dentro e fora da corporação, por meio das atividades físicas realizadas frequentemente.
De acordo com o comandante dos bombeiros em Ivinhema, capitão Pablo, todos os militares do Quartel atingiram a média necessária. “Em nossa unidade, não apenas atingiram a média, como muitos quase tiveram média final 10, o que mostra que o treinamento físico diário implementado no quartel é fundamental para garantir o bom condicionamento físico, cuja aplicação será evidenciada no atendimento de ocorrências que requeiram grande esforço físico”, aponta o oficial.