Publicado em 30/09/2014 às 10:40, Atualizado em 07/09/2022 às 03:09
Realizou-se no período de 25 a 26 de setembro no Corpo Ativo Espaço Cultural de Nova Andradina a Fecinova - Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina promovida pelo IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul).
O evento reuniu 60 projetos de Nova Andradina e região, desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. As pesquisas abrangiam as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias e multidisciplinares em geral. Dentre estes, 2 projetos foram desenvolvidos por 3 estudantes da escola Estadual Senador Filinto Muller, Diovanna Retamero, Lívia Lamar e Carolina Concórdia, que desenvolveram os projetos: “Confecção de dois modelos didáticos para auxiliar no estudo físico da luz e da cor” e “Tintas de caneta e de cartucho para impressora à base de pigmentos naturais”.
Sendo este último contemplado com o 1 lugar da feira na categoria fundamental, a qual recebeu medalhas e uma placa de homenagem.
As estudantes ivinhemenses, são orientadas pela mestranda da UFGD, Fernanda Soares Junglos e pelo professor Dr. João Clovis Stanzani Dutra da UEMS, e desenvolveram os trabalhos como bolsistas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr.).
Os professores orientadores dizem que a participação em eventos científicos como este é de extrema importância para vida escolar dos estudantes, pois proporcionam novas experiências e a aquisição de novos conhecimentos; a premiação só é um incentivo para que elas continuem se aperfeiçoando. Já as estudantes agradecem a Escola Estadual Senador Filinto Muller, seus pais e professores pelo apoio incondicional, e ao FUNDECT pelas bolsas de IC Jr. concedidas.