Publicado em 08/11/2024 às 07:05, Atualizado em 08/11/2024 às 13:17

Ivinhema - Acordo é firmado e comércio abre as portas dia 20 de Novembro

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra entrou no calendário do Brasil em 2024

Da Redação, Por VPA
Cb image default
Vista aérea da região central da cidade de Ivinhema. Imagem / Arquivo / Divulgação.

O Secon (Sindicato dos comerciários de Naviraí, Ivinhema e região) através de seu Presidente Sidney, e da ACIIV (Associação Comercial e Industrial de Ivinhema) através de seu Presidente Valentim Peixoto, Fecomercio (Federação do comercio) através de seu Presidente Edilson, definiram com base em pesquisa junto aos empresários, o funcionamento do comércio no próximo feriado do dia 20 de novembro (quarta-feira)..

Com a autorização que estará acordada na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/25, ficou estabelecido que o comércio abrirá no dia 20 de Novembro, feriado de Consciência Negra, em uma quarta-feira, mas permanecerá fechado no dia 20 de Fevereiro de 2025, em uma quinta-feira.

A decisão levou em conta o impacto econômico dos feriados, considerando que novembro já possui outros três feriados: o de Finados (2 de novembro), aniversario de Ivinhema (11 de novembro) e o da Proclamação da República (15 de novembro).

O comércio permanecera aberto das 8h até as 13h com intervalo de uma hora paro o almoço ou lanche.

Segundo os dois Presidentes ainda relataram a imprensa, que o comércio de Ivinhema permanecem fechados, nos dias 11 e 15 de novembro de 2024.

Segundo eles os horários de final de ano de 2024, e o calendário de funcionamento de 2025, estão acordados, faltando somente o fechamento do valor do salário comercial, que está em fase final de discussão.

Assim que for aprovado e homologado estará disponível para todos.

Feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A novidade deste ano fica por conta da inclusão do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. O projeto do Senado (PL 3268/21), aprovado pela Câmara dos Deputados, foi relatado pela deputada Reginete Bispo (PT-RS).

A data remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, e já era feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades. Em MS, a data já era feriado municipal nas cidades de Corumbá, Itaporã, Jaraguari e Ladário.

Mas, nacionalmente, também acontece em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, por força de leis estaduais; e em algumas cidades, como Boa Vista, capital de Roraima, por decisão municipal.

Com a Lei 14.759/2023, sancionada pelo presidente Lula, 20 de novembro passa a ser feriado nacional. O texto foi aprovado no Senado em 2021 e, na Câmara, em novembro de 2023.

Um possível ‘feriadão’ ficaria a cargo de decretos estaduais ou municipais de ponto facultativo nos dias 21 e 22 de novembro – quase uma segunda semana do saco cheio no ano.