Publicado em 18/08/2021 às 15:05, Atualizado em 18/08/2021 às 21:17
Não tem manobra radical e nem obstáculo que impedem Anderson de correr atrás dos ciclistas em provas de bike
Não tem subida, descida, pedra, barro ou calor que impeçam Anderson Fabrício Morais, de 35 anos, de se equilibrar na garupa de uma moto em alta velocidade e registrar cada detalhe das provas de mountain bike. Os registros, claro, são emocionantes para os atletas, mas em algumas provas, Anderson e o piloto que se destacam pela coragem e habilidade na motocicleta.
Criador de conteúdo digital, Anderson é conhecido como "Gigante do MTB", por enfrentar diversas provas para registrar os melhores ângulos dos atletas em competições pelo estado.
Natural de Ivinhema, Anderson conta que a aventura começou numa "brincadeira". “Tudo começou com uma brincadeira por volta de 2014, fizemos um “rachinha” e eu peguei a minha moto e fiz alguns vídeos, coisa bem simples. Na outra semana, houve uma competição em Glória de Dourados e fui fazer a cobertura com o celular, eles me pagaram R$ 20,00 reais”, lembra.
Assim, ele começou a participar de diversos eventos, as primeiras filmagens foram com o celular e o cachê aumentou para R$ 70,00 e duas fichas de chope. "Aí, as coisas começaram a deslanchar”, diz.
Os vídeos eram enviados para os amigos, até que ganharam destaque nas redes sociais, o que o motivou a criar conteúdo para internet.
“Senti vontade de fazer um canal no YouTube, e me orientaram a fazer um grupo no Facebook. O grupo começou a crescer, fiz provas grandes no estado como a Ultra Maratona, que teve muita repercussão, e provas de Speed. Depois, comprei uma GoPro e microfone para ajudar na capitação de áudio”, conta.
Aos poucos, o criador de conteúdo digital, que também é comerciante, começou a estudar a área, pensando na inclusão do esporte e na divulgação do mountain bike para todos.
“Fui melhorando a performance, estudava mais os atletas, fazia as brincadeiras diferentes também, mostrando que as provas não são compostas apenas por atletas profissionais, mas também pessoas que querem passear, se divertir, se superar”, comenta.
“De novinho até tiazinha”, são essas palavras que Anderson usa para falar da importância da prática esportiva. “Todo mundo pode participar, todo mundo tem a sua importância dentro da prova, sempre levei muito esse lance da inclusão, que o nosso esporte é para todos”.
Atualmente, Anderson conta com 36 mil membros no facebook e 7 mil seguidores no Instagram. "A ideia é essa, queremos aproximar mesmo, para que as pessoas conheçam a realidade do atleta, eu fico muito feliz de estar fazendo esse papel”, conta. Hoje, ele chega a registrar 35 provas por ano.
“Eu faço tudo me divertindo e me identifico muito, porque já competi, já participei das provas, eu sei o que o atleta passa durante o dia, tento mostrar muito isso, eu percebi que sou uma ponte entre a família e os atletas”, finaliza.