Publicado em 09/02/2022 às 10:39, Atualizado em 09/02/2022 às 14:59
Medidas como essas podem salvar vidas, confira!
Após um acidente, o primeiro passo é sinalizar o local com o que tiver à mão (triângulo, arbustos), evitando assim, a ocorrência de outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Logo em seguida, ligue para a emergência e informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento, por conta do risco de explosões e incêndios.
É preciso, ainda, ajudar a vítima a se manter consciente, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.
O que não fazer?
Em caso de acidente é preciso evitar a aglomeração de pessoas ao redor da vítima, uma vez que isso pode prejudicar o resgate e a recuperação do acidentado. Não encoste e nem movimente a vítima, pois ela pode não apresentar muitos ferimentos visíveis, mas talvez tenha algum problema interno que, com mínima movimentação, será agravado.
O único caso no qual é permitido encostar na vítima é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança. Solte-o, mas sem mover o corpo.
Muitas pessoas, vendo a perda de sangue, fazem torniquetes. Essa não é uma prática indicada. Preocupe-se apenas em deixar a vítima confortável, consciente e aguarde o resgate chegar.
Confira abaixo, vídeo produzido pelo Portal Ivi Hoje em 30/06/2018, em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho)