Publicado em 19/10/2020 às 10:54, Atualizado em 19/10/2020 às 14:21
A área em questão foi cedida em 2017 por um período de 20 anos, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão
Na imagem, UEMS e ONG IVIBIO, em Junho de 2019 realizaram trilha ecológica, no Antigo Zoológico que recebeu estudantes da rede de ensino do município para percorrerem a trilha roteirizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na noite do ultimo domingo (18), a direção da Associação do Vale do Ivinhema para Proteção da BioDiversidade (IVIBIO), emitiu nota ao Portal Ivi Hoje sobre a área do Antigo Zoológico.
Confira abaixo!
Estamos novamente em um período de campanha eleitoral e a área do bosque municipal, ainda conhecida como antigo zoológico, tem despertado o interesse de candidatos preocupados em atender os anseios da comunidade ivinhemense que há anos espera uma destinação para aquele espaço.
Neste sentido, nos dirigimos a toda população de Ivinhema para prestar os esclarecimentos seguintes!
A área em questão foi cedida em 2017 para a IVIBIO por um período de 20 anos (Lei Municipal nº 1.570 de 06/12/2017) para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A IVIBIO, fundada em 2016, é uma associação civil de direito privado, de caráter socioambiental e ecológico, sem fins econômicos; isenta de quaisquer preconceitos ou discriminações relativas à cor, raça, nacionalidade, credo religioso, classe social e concepção político-partidária ou filosófica.
Desde então, temos buscado recursos e realizado pesquisas para as obras de revitalização daquele espaço e adequação às finalidades previstas no projeto elaborado pelo grupo.
A reativação de novo zoológico está definitivamente descartada, visto que o anterior não atendia as regulamentações necessárias e o local não possui espaço suficiente, estrutura e equipe técnica especializada para garantir o bem-estar animal. A principal linha da revitalização visa a implantação do futuro Centro de Educação Ambiental do Vale do Ivinhema, com a conservação do bosque, instalação de um viveiro de mudas e da sede da IVIBIO, que atuará em diversas ações de cunho ambiental, voltadas para comunidade local e regional.
Ressaltamos que um fragmento de mata urbano, com toda sua importância ambiental e para a qualidade de vida de todos os seres, é um privilégio que pouquíssimos municípios podem desfrutar.
Com essas informações, esperamos esclarecer e contar com o apoio da população e da futura administração municipal para que abracem o projeto que a associação propôs para a área em questão.