Publicado em 31/08/2023 às 20:27, Atualizado em 01/09/2023 às 00:36

Ivinhema - Em uso da Tribuna, representante da APAE fala sobre inclusão no mercado de trabalho e ações desenvolvidas

Entidade aproveitou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para falar a respeito de ações realizadas no município, principalmente sobre o Programa Emprega APAE

Redação, Ivi Hoje, Por A.C.M.I.
Cb image default
Representantes da APAE estiveram presentes no plenário para utilizar a tribuna. Imagem: (Divulgação/ACMI)

Na última segunda-feira (28/8), durante a 97ª sessão ordinária da Câmara Municipal, representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ivinhema estiveram presentes no plenário para utilizar a tribuna.

A entidade que há muitos anos se destaca no município com ações e atendimento há pessoas com deficiência, aproveitou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para falar a respeito de ações realizadas no município, principalmente sobre o Programa Emprega APAE.

Através de apresentação em slide, Nilse Passarini, Pedagoga e Coordenadora do Programa, falou a respeito deste programa, inicialmente informando que o Emprego Apoiado é uma metodologia de trabalho para inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho formal, que concentra seus esforços na colocação de Pessoas com Deficiência com potencial ainda não definido para atividades competitivas.

Além dos vereadores e das pessoas presentes no plenário, às informações também foram mostradas em transmissão ao vivo pela página do Facebook “Câmara de Ivinhema”, onde permanece gravado e disponível para a população.

Uma importante informação citada foi que o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência, mas apenas 1,07% (495 mil) delas estão empregadas formalmente, conforme a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base 2020. Nilse citou explicações para este baixo número são as barreiras à inclusão no mercado de trabalho, como baixa escolaridade das pessoas com deficiência, a falta de qualificação profissional, olhar assistencialista e de incapacidade, a dificuldade da família e da pessoa em acreditar em seu potencial, impedindo o exercício da autonomia e participação social, entre outros casos.

Por fim, foi citado e apresentado diversos casos de pessoas e empresas do município que tem colaborado com o bom andamento do programa, fazendo que a APAE de Ivinhema seja uma referência positiva no assunto.