Publicado em 27/02/2020 às 14:00, Atualizado em 27/02/2020 às 18:35
No inicio da tarde desta quinta-feira (27), por volta das 12:55 horas, “socorristas do 193” foram acionados por funcionários da E. E. Angelina Jaime Tebet, localizada na rua Germino Machado Feitosa, no Bairro Itapoã, para combater as chamas que aconteciam no pátio, próximo a quadra de jogos da referida escola.
Devido à vegetação estar alta e com o gramado seco, o fogo se alastrou rapidamente, causando uma grande quantidade de fumaça e com o uso de ‘abafadores’, militares do corpo de bombeiros apagaram o incêndio, no momento das chamas acontecia aulas normalmente e ninguém ficou ferido.
O Ivi Hoje em conversa com militares que atenderam a ocorrência, foi relatado que este tipo de chamado é um dos mais solicitados, e que no período de estiagem que ocorre a partir de junho/julho são vários chamados em um único dia.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta para o perigo de queimar vegetação. Além de colocar em risco a vida das pessoas e o patrimônio, atear fogo na vegetação ajuda a provocar e piorar problemas de saúde como asma e bronquite.
A Lei
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora".
A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa. Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime.
Denuncie
Em caso de incêndio ligue imediatamente para a emergência do Corpo de Bombeiros – 193.