Publicado em 21/05/2024 às 17:36, Atualizado em 21/05/2024 às 21:51

Ivinhema - "Olha o Gato"; Polícia Civil com apoio da Energisa identifica sete pontos de desvio de energia elétrica

Ao total, estima-se que mais de R$ 200 mil reais teria sido desviado dos medidores de energia elétrica

Redação, Ivi Hoje, PC-Ivinhema
Cb image default
SIG e técnicos da Energisa durante fiscalização em comércios suspeitos de adulteração na rede elétrica. 

A Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais-SIG e Perícia Criminal de Nova Andradina, com apoio da Energisa, identificou possível subtração indevida de energia elétrica.

As diligências se concentraram em 7 estabelecimentos comerciais de Ivinhema, sendo que em todos os locais foram constatados – tanto pelos peritos criminais, como pelos técnicos da Energisa – adulterações nos medidos de energia elétrica que culminavam na redução real da marcação do consumo. 

Cb image default
Imagens: (Divulgação/PC-MS)

Os empresários foram conduzidos à unidade da polícia civil e responderam pelos crimes de furto qualificado mediante fraude ou estelionato, a depender da espécie de adulteração apresentada em seus respectivos medidores de energia elétrica.

Ao total, estima-se que mais de R$ 200 mil reais teria sido desviado.

A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no combate ao crime, motivo pelo qual reforça que as denúncias anônimas poderão ser feitas por meio do “Whatsaap” da SIG (67- 99208-9491), garantindo-se o sigilo dos denunciantes.

* A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso, e responder judicialmente pelo crime cometido.