Publicado em 15/09/2017 às 11:08, Atualizado em 23/08/2022 às 21:01

Ivinhema se adere ao ‘Setembro Amarelo’ com palestras de prevenção ao suicídio

Da Redação, Ivi Hoje, Bombeiros

Conforme o Portal Ivi Hoje acompanhou na noite de ontem – quinta-feira, 14 – foi realizada uma palestra sobre a ‘Prevenção ao Suicídio’, no clube ACRI/Arefa por volta das 19:30 horas. O palestrante foi Edilson dos Reis que é Capitão Capelão da Capelania do Corpo de Bombeiros Militar de MS.
A palestra foi voltada para população e principalmente aos estudantes, que foram liberados pra assistir ao movimento. Também na manhã de ontem no SINTEIV foi realizada a palestra que foi voltada aos profissionais da área da Saúde (Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Agentes de Saúde, entre outros).
Conforme o Portal Ivi Hoje teve acesso à informação, os Bombeiros em Ivinhema estão participando ativamente junto com secretaria de saúde e assistência social com atividades para lidar com a temática, como palestras, blitz educativa com panfletagem, decoração de órgãos públicos com faixas amarelas, divulgação nas redes sociais e mídia, entre outros.
Entenda o “Setembro Amarelo”
É um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que, em muitos casos (90%) existe prevenção, estatísticas mostram que todos os dias, 32 brasileiros tiram a própria vida e mais de 20 mil pessoas cometem suicídio ao redor do planeta. Quase 1 milhão de pessoas se matam por ano, uma a cada 40 segundos . E, para cada morte por suicídio, existem outras 10 ou 20 pessoas que já tentaram fazer o mesmo.
Pesquisas mostram que o suicídio é mais comum do que imaginamos de cada 100 brasileiros 17 pensaram em se matar, 5 elaboraram um plano, 3 tentaram se matar e que já tentou se suicidar tem de 5 a 6 vezes de tentar de novo e 50% que se suicidaram já haviam tentado. O que muitos não sabem é que 90% dos casos poderiam ser evitados se uma ajuda fosse procurada.
Alguns sinais mostram o desejo de cometer esse fato lamentável Publicações nas redes sociais que falem de solidão, isolamento, culpa, sonolência, auto-depreciação, desejo de vingança. Frases como: “Não faço nada direito, sou um lixo”, “Não quero sair da cama nunca mais”, “Mais uma madrugada sem sono”, “Quero que todo mundo se dane”, “Vocês não vão precisar mais se preocupar comigo”.  Impulsividade: aumentar o uso de álcool ou drogas, mudanças drásticas de peso, dirigir perigosamente, perguntas sobre métodos letais, como facas, armas ou pílulas, enaltecer e glamorizar a morte, desfazer-se de objetos pessoais e rituais de despedidas. 

PGlmcmFtZSBpZD0iX2J6bnZ1dG9wNiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9TbFA0RFVHb1Nvcz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+