Publicado em 29/10/2015 às 07:50, Atualizado em 05/09/2022 às 01:16
O prefeito Eder Uilson (Tuta) empossou na manhã desta quinta-feira (29), os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ivinhema. Compõe o órgão, a coordenadora Cléia Colodetto Soares; e os membros, Laís Aline Pereira, Paulo Cesar Ramos, Antônio Carlos de Morais e Edwilsom Oliveira. Na solenidade estavam presentes a vice-prefeita Genilda Pierete; a secretária de Finanças, Nídia Natacha Penteado; o capitão do Corpo de Bombeiros de Ivinhema, Pablo Diego Barros de Jesus e o sargento Morais.
O prefeito Tuta explicou que há três anos foi decretado que todos os gestores teriam que instituir a Defesa Civil nos municípios, a fim de garantir a prevenção e o atendimento capacitado em eventuais catástrofes naturais, ação fundamental para segurança dos munícipes.
“É de suma importância para a sociedade efetivar definitivamente a Coordenadoria de Defesa Civil em nosso município. Quero destacar o trabalho da coordenadora Cléia Colodetto que não mediu esforços para estruturar e montar uma equipe capacitada e competente, que está apta para tomar as devidas providências no caso de alguma catástrofe em nossa cidade. E com orgulho empossamos os membros que estão preparados para servir a nossa sociedade”, disse o prefeito.
As principais atribuições da Coordenadoria são de promover a integração da Defesa Civil Municipal com entidades públicas e privadas, e com os órgãos estaduais, regionais e federais; estudar, definir e propor normas, planos e procedimentos que visem à prevenção, socorro e assistência da população e recuperação de áreas de risco ou quando estas forem atingidas por desastres; informar as ocorrências de desastres aos órgãos estadual, federal e central de defesa civil; manter atualizadas e disponíveis as informações relacionadas com as ameaças, vulnerabilidades, áreas de risco e população vulnerável e sugerir obras e medidas de prevenção com o intuito de reduzir desastres.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Ivinhema, Cléia Colodetto, a missão da Defesa Civil é conhecer, identificar os riscos, prever desastres no município e promover o resgate de vítimas.
“Estamos nos organizando para que em eventuais ocorrências possamos fazer o melhor para a comunidade. Recebemos do prefeito os uniformes pra identificação da equipe, e todos os membros participaram do curso de formação promovido pelo Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, para formação de Agentes Voluntários que foi realizado em Nova Andradina, e a partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentar e gerenciar problemas”, disse a coordenadora.
O capitão do Corpo de Bombeiros de Ivinhema, Pablo Diego Barros de Jesus, finalizou dizendo que a criação e operacionalização da Defesa Civil são de grande importância, pois é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente chega após a resposta imediata.
“A Defesa Civil realiza um trabalho junto com o Corpo de Bombeiros para que possamos dar uma resposta imediata para as emergências que porventura possam acontecer, como uma catástrofe, uma inundação, erosão, alagamentos ou um desmoronamento de terra. Por isso é necessário que a população esteja cada vez mais organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer”, completou o capitão Pablo.