A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma blitz educativa no Dia Mundial da Luta Contra AIDS (01/12). O evento foi realizado na Praça Deputado Nelito Câmara e contou com a participação dos funcionários da secretaria de saúde, apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Na oportunidade, além da entrega de material gráfico com informações pertinentes ao combate à sífilis e a AIDS foram realizados testes rápidos de HIV e Sífilis.
O prefeito Éder Uilson (Tuta) explicou que as campanhas de prevenção servem para difundir o assunto, as equipes explicam e distribuem material informativo, mas a conscientização da cada um é o que muda a realidade da contaminação por essas doenças.
“Esse assunto é de extrema importância, além da camisinha, existe a profilaxia pós-exposição, tratamento de urgência para impedir a infecção pelo HIV em caso de eventual contato com o vírus. O ideal é que o tratamento seja iniciado, no mínimo, duas horas após a exposição ao risco e, no máximo, em até 72 horas. Previnam-se e não deixe essas doenças estragarem sua vida”, completou Tuta.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Clarice do Nascimento, não existe discussão quando o assunto é proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
|Com certeza não existe meio termo, quando se trata de relação sexual a proteção, a prevenção é a única coisa que as pessoas devem pensar. Pois mesmo que os medicamentos estejam melhorando a condição de vida das pessoas portadoras do HIV, são muitas complicações na saúde e ninguém quer correr esse risco. Nossa campanha foi muito boa e com participação popular, esperamos que em nossa cidade as pessoas realmente se conscientizem no uso dos métodos de prevenção”, disse Clarice.