No último dia 31, a Semat (Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu) em parceria com a PMA (Polícia Militar Ambiental), realizaram uma vistoria em parte do rio Ivinhema até área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
A secretaria tem em seu cronograma anual quatro vistorias no ano e essa foi a primeira do ano de 2017.Os trabalhos iniciaram no Porto XV até a entrada do rio Acurutuba, a equipe técnica não encontrou uma quantidade excessiva de lixos tanto nas margens quantos no leito do rio, creditando ser um bom sinal de que os pescadores estão conscientes em dar a destinação correta e não jogar o lixo no rio.
Durante a vistoria foram três garrafas pet, um tambor que provavelmente foram utilizados como joão bobo que é uma modalidade proibida de pesca. Foram também retirados 87 anzóis de galhos a grande maioria na área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, local proibido para pesca.
Durante a vistoria realizaram uma visita na casa do único ribeirinho do município de Taquarussu o Ademir que mora as margens do rio desde do ano de 1984.Todos os dados técnicos da vistoria serão encaminhados para o Imasul como atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
Participaram da vistoria o 3º SGT Manuel de Oliveira, 3º SGT Dario de Paula Correa, diretor de Turismo José Soares de Oliveira, Fiscal Ambiental Jairo Guagliano e a secretaria de meio Ambiente e Turismo Ludimila Costa Soares.