Publicado em: 13/09/2025

Vale do Ivinhema - Idosos perdem mais de R$ 104 mil em golpes de "falso gerente" e "namorada"

Enganados, os dois registraram boletim de ocorrência na delegacia de Nova Andradina

CampoGrandeNews, Ana Paula Chuva
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Ambas as vítimas caíram em redes sociais (Foto - Agência Brasil)

Dois idosos de 70 e 65 anos foram vítimas de golpes e perderam mais de R$ 104 mil. Ambos são moradores de Nova Andradina, e procuraram a delegacia para registrar boletim de ocorrência na tarde de quinta-feira (11) e na manhã desta sexta-feira (12).

O primeiro caso é do homem mais velho que caiu no golpe da "falsa namorada". As transferências bancárias foram feitas nos dias 2 e 3 de setembro, mas a vítima só procurou a delegacia na tarde de ontem, quando contou que recebeu um convite no Facebook de uma mulher e, ao aceitar a solicitação de amizade, começou a receber diversas mensagens. Depois de um tempo, ele decidiu responder, e a pessoa disse que queria namorar com ele.

O idoso acreditou na conversa e decidiu aceitar o pedido de relacionamento. No entanto, algum tempo depois, recebeu mensagens de um homem afirmando que a mulher era filha dele e que, na verdade, era uma adolescente com problemas psicológicos. Ele disse que era delegado da Polícia Civil e que abriria um inquérito, além de mandar prender a vítima.

Ainda segundo o registro policial, o suposto delegado afirmou, durante a conversa, que, se o idoso pagasse R$ 15 mil pelo tratamento da adolescente, o suposto delegado deixaria a história de lado. Desesperado, o homem fez um empréstimo bancário e efetuou o pagamento em duas transferências bancárias.

Em seguida, ele apagou todas as conversas e, na quinta à tarde, decidiu procurar a delegacia, onde o caso foi registrado como estelionato contra idoso.

“Falso gerente” – O segundo caso aconteceu no final da tarde de sexta. A vítima de 65 anos relatou que recebeu, por volta das 18h, uma ligação pelo WhatsApp, na qual a pessoa se identificou como gerente do Banco do Brasil. Ele perguntou sobre a conta bancária do idoso e ainda informou todos os dados pessoais dele.

Em seguida, o homem perguntou se o idoso reconhecia um Pix no valor de R$ 18 mil em seu nome. O idoso respondeu que não e o falso gerente afirmou que o idoso precisaria fazer alguns procedimentos para cancelar o pagamento.

O idoso então recebeu um link via mensagem no mesmo aplicativo e, após acessar o endereço eletrônico, houve um problema em seu aparelho celular. Depois de um tempo, tudo voltou ao normal e ele percebeu que havia feito a retirada de dinheiro da sua conta e também do limite do cartão de crédito. Ao todo, ele afirma que perdeu R$ 89.425,00.