Publicado em 23/01/2022 às 10:46, Atualizado em 23/01/2022 às 13:51
Reuniram 30 barcos e cerca de 100 pessoas
Sábado (22), a Polícia Militar Ambiental, vários pescadores profissionais, amadores, empresários, piloteitos, proprietários de pousadas de turismo, veterinários e outros profissionais liberais, funcionários públicos em geral e o corpo de bombeiros se uniram em uma atividade conjunta de limpeza do rio Aquidauana. A atividade foi realizada das 7h00 às 15h00, nos trechos entre a foz do rio Taquaruçu, especialmente nos locais urbanizados até o local conhecido como Baía do Pindó.
Foram 30 embarcações e cerca de 100 pessoas na atividade. Durante o percurso, todos os participantes estavam com coletes salva-vidas, além de máscaras e conseguiram recolher os mais diversos tipos de materiais no leito e margem do rio: foram pneus, garrafas PETs, latas, sacolas plásticas em grande número, tambores, anzóis, redes, dentre outros, totalizando 1.985 quilos.
A iniciativa foi montada pelas redes sociais e foi tão bem sucedida, que os participantes reivindicarão que a atividade seja inserida no calendário oficial do município como uma atividade semestral, ou até que ocorra em um período mais curto.
A intenção é sensibilizar a população da importância de preservar os rios, que são recursos finitos, escassos e esgotáveis e de chamar a atenção para o problema, promovendo a Educação Ambiental, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente.
O rio Aquidauana extremamente piscoso e é importantíssimo para várias atividades econômicas de vários municípios, dentre elas, a pesca comercial e esportiva que geram renda para milhares de trabalhadores.