Publicado em 18/09/2021 às 10:04, Atualizado em 18/09/2021 às 14:12

Ambiental resgata Curicaca em linha de anzol, terceira ave resgatada este mês na mesma situação

Da Redação Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Policiais da PMA do município de Bonito, resgataram sexta-feira (17) à tarde uma ave da espécie Curicaca, que estava enrolada na linha de anzol.

Um pescador, de 50 anos, procurou os policiais informando que o animal estava à margem da rodovia MS-345, enroscada em linha de anzol e sem poder voar. A equipe foi ao local e conseguiu capturar a ave da espécie Curicaca (Theristicus caudatus).

Cb image default

Com muito cuidado, os policiais conseguiram retirar a linha de náilon que estava enroscada nas patas da ave e já havia causado ferimentos. Se ficasse mais tempo, com o movimento do animal, a linha iria amputar uma das patas. A equipe pediu atendimento de um médico veterinário à Curicaca, o qual tratou o ferimento e atestou que a ave poderia ser devolvida à natureza.

A distância que a ave estava do rio Miranda era de aproximadamente 800 metros e os Policiais calculam que ela se enroscou na linha, possivelmente quando tentou se alimentar com iscas que estaria em anzol de galho armado no rio. Este é o terceiro caso de aves resgatadas pela PMA nesta mesma situação. A curicaca foi solta no seu habitat e voou normalmente.

OUTROS CASOS.

Primeiro - Policiais Militares Ambientais de Coxim, resgataram no dia (6) uma ave silvestre da espécie garça-branca-grande (Ardea alba) presa em um anzol de galho, no rio Taquari, na região conhecida como Barranco Vermelho, no município, a 15 km da cidade.

Segundo - No dia (5), Policiais Militares Ambientais de Naviraí também resgaram uma ave silvestre da espécie garça-real-europeia (Ardea cinerea) presa em um anzol de galho no rio Amambai no município, a 50 km da cidade.