Publicado em 28/04/2022 às 16:29, Atualizado em 28/04/2022 às 20:35

Assentado é autuado em R$ 2 mil por criação ilegal de javali, espécie que foi declarada nociva, inclusive, com permissão de abate

Polícia Militar Ambiental autuou infrator por criação ilegal de javali, espécie que foi declarada nociva e autorizado o controle pelo órgão ambiental

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Uma equipe da PMA recebeu denúncias de moradores do Assentamento Palmeiras, quarta-feira (27) à tarde, de que pessoas estariam criando ilegalmente javaporco, espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico, que pode chegar a 200 quilos.

A equipe foi até o local indicado e localizou em um chiqueiro a criação ilegal de um espécime.

O órgão ambiental não permite mais novas criações e cruzamentos desse animal, desde o ano de 2013, quando ele foi instituído como nocivo, inclusive, com permissão de abate, desde que com licenciamento junto ao órgão ambiental.

A proprietária do imóvel informou à equipe, que o animal pertencia ao seu irmão, e que o javaporco havia nascido há cinco meses, após um javali invadir a pocilga da propriedade. O animal foi apreendido.

O infrator de 28 anos, residente em Nioaque, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2 mil reais.

Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.