Publicado em: 02/08/2022

Caminhoneiro apresenta documento ilegal de madeira que estava transportando e acaba sendo levado à delegacia

Polícia Ambiental da Capital apreendeu o caminhão com 5m³ de madeira ilegal e autuou o proprietário em R$ 1,5 mil

Da Redação, Ivi Hoje , PMA
Cb image default
Madeira estava sendo transportada de forma ilegal. Imagem: (Divulgação/PMA)

Uma equipe da Polícia PMA autuou na altura do km 12 da rodovia MS-080, no município de Campo Grande, o proprietário de um caminhão Ford F/600, que transportava 5 m³ de madeira sem a documentação ambiental legal. 

O fato ocorreu, quando os policiais que trabalhavam na noite do ultimo sábado (30) realizavam um bloqueio na rodovia e verificaram que um veículo parou assim que o giroflex da viatura fora ligado para a abordagem.

Os Policiais foram até o veículo e perceberam tratar-se de um caminhão do tipo caçamba, que estava carregado de lenha das espécies angico, faveiro e cumbaru. 

O infrator possuía um Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento ambiental obrigatório para o transporte, comércio, industrialização e armazenamento de qualquer produto florestal, que não era para aquela carga transportada, pois itinerário e o tipo de material lenhoso não batia com o que era transportado.

Foram apreendidos o veículo e a madeira. 

O proprietário da carga, que conduzia o caminhão (45), residente em Campo Grande, foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de pronto atendimento, juntamente com o material apreendido e responderá por crime ambiental. 

Se condenado, poderá receber pena de detenção seis meses a um ano. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.500.