Publicado em 22/10/2022 às 17:26, Atualizado em 22/10/2022 às 21:36

Drone é 'lançado ao rio' e pescador é surpreendido utilizando tarrafa e petrecho ilegal de pesca acaba apreendido

A equipe fez diligência, mas não localizou o pescador, que não tivera tempo de capturar nenhum pescado

Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Policiais da PMA estão realizando fiscalização preventiva à pesca no rio Miranda e afluentes. Os policiais estão utilizando drones, especialmente, para evitar pesca com petrechos ilegais em cachoeiras e corredeiras, pontos em que os cardumes ficam muito vulneráveis à pesca predatória. 

O uso desses aparelhos é importante na fiscalização na região, em virtude de que muitos pescadores que praticam pesca e são avisados via celular da presença da fiscalização nos rios.

Uma das equipes iniciou os trabalhos sexta-feira (21) desde a madrugada e continua sábado (22) e em uma região próxima a um pesqueiro no município de Anastácio, os Policiais lançaram o drone, para verificar possível pesca predatória ou petrechos armados e visualizaram pela câmera do aparelho uma pessoa que pescava com tarrafa, a qual empreendeu fuga pela mata, assim que avistou o aparelho. 

Os Policiais foram ao local rapidamente e apreenderam uma tarrafa que era utilizada pelo infrator. A equipe fez diligência, mas não localizou o pescador, que não tivera tempo de capturar nenhum pescado.

Se identificado, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Será também multado administrativamente em valor de R$ 700,00 a R$ 100.000,00. 

A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura.