Publicado em 10/03/2022 às 09:51, Atualizado em 10/03/2022 às 13:57
As atividades e serviços foram paralisados
A Polícia Militar Ambiental de Cassilândia interditou uma empresa de lava-jato de veículos, que funcionava no perímetro urbano na cidade de Paranaíba, nas proximidades da rodovia BR 158, devido a poluição ambiental, por lançamento de efluentes em córrego.
No local, os Policiais constataram terça-feira (8), que na área da empresa de lavagem de veículos de grande porte, principalmente, caminhões do tipo boiadeiro, cujas carrocerias contêm muitos resíduos, possuía caixas de separação de óleo e água, que há muito tempo não funcionava.
Os Policiais verificaram então, que os efluentes produzidos de coloração escura e com forte odor dos resíduos e dos produtos químicos utilizados na lavagem, bem como contendo óleos e graxas provenientes dos veículos, estavam sendo lançados diretamente no córrego Fazendinha sem qualquer tipo de tratamento.
O proprietário possuía uma Declaração Ambiental Eletrônica (DAE), que é a autorização do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), para este tipo de atividade, a qual estava vencida desde o mês de janeiro de 2020 e, mesmo se não estivesse vencida, não teria valor, pois a principal condicionante da autorização é o tratamento dos efluentes.
As atividades e serviços foram paralisados. O empresário (48), residente em Paranaíba, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5.000,00. Ele também poderá responder por crime de poluição, com pena de um a quatro anos de reclusão. O autuado foi notificado a regularizar toda a situação de tratamento e remover os resíduos contaminantes.